ABECD atua no controle e identificação de fraudes em Suplementos Nutricionais
A Associação Brasileira de Estudo e Combate ao Doping – ABECD – lançou o projeto de monitoramento sobre análise de produtos em suplementos alimentares e vitamínicos, com objetivo de proteger o consumidor, seja ele atleta ou praticante de atividade esportiva ou não, além de poder contribuir com a ANVISA no apoio para fiscalização quando necessário, bem como Ministério Público, PROCON e Policia Civil e Policia Federal.
Assim, a ABECD estará realizando analises de várias marcas de Suplementos Nutricionais (nacionais e importados) presentes em nosso mercado, no sentido de averiguar a quantitativa rotular dos nutrientes oferecidos a cada produto, sem contar as analises para substâncias proibidas no esporte.
O sistema de coleta da ABECD é aleatório na aquisição de compra do produto em lojas especializadas no Estado de São Paulo ou qualquer outro Estado. Após a compra, os produtos passam pelo processo de perícia de lacre e análise de rotulagem para cada amostra.
A ABECD esclarece que dependendo dos resultados obtidos nas análises efetuadas pela mesma, seja qual for a empresa, serão tomadas as devidas providências sem consentimento nota de justificativa a empresa infratora, quando se tratar de:
– SUPLEMENTOS QUE VENHAM CONTER SUBSTÂNCIAS PROÍBIDAS NO DESPORTO CONSIDERADA COMO DOPING, FRAUDE E MANIPULAÇÃO EM SUPLEMENTOS DE ORIGEM ESTRANGEIRA, TRÁFICO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES, E/OU CONTAMINAÇÃO GENERALIZADA QUE POSSA COLOCAR EM RISCO A SAUDE PÚBLICA.
Mais informações podem ser obtidas junto à ABECD:
antidoping@antidoping.com.br
Existem meios para saber o que comprar de modo legal. Consultem http://www.nutrilogia.com e podem pedir apoio neste assunto
Entrei no site citado, porém pelo que entendi é um site de Portugal.
Infelizmente as normas regulatórias de Potugal não são as mesmas do Brasil, e muitos produtos anunciados na “home page” do site citado NÃO SÃO PERMITIDOS no Brasil, nem para fabricação, nem para comercialização. Assim, é muito importante estarmos atentos às normas do País de comercialização, e não de origem, lembrando que, a norma vale tanto para o comércio local, como para importação do produto.
gostaria de saber se dextrose e aprovado por vcs da marca probiotica
Caro Samia,
Sim, a marca Probiótica faz parte dos Associados Abenutri e todos os seus produtos são regulados segundo as normas vigentes da ANVISA. Mais informações sobre os produtos você pode obter diretamente com o fabricante:
Endereço: Av. João Paulo I, nº1795, bairro Jardim Santa Bárbara – Embu – SP
Telefone: 11. 4785-3322
SAC : 0800 10 52 42
Site: http://www.probiotica.com.br