Expo Farmácia contou com palestras de associados ABENUTRI
No primeiro dia de evento da Expo Farmácia, dia 7 de julho, quinta-feira, Sr. Marcelo Bella,diretor de marketing da Probiótica, realizou uma palestra sobre Gestão de Categorias,explicando quais as vantagens e formatos possíveis para a comercialização de suplementosnutricionais em farmácias.
Bella explicou que, agora que os produtos sem prescrição médica (OTC) ficam atrás dosbalcões, as farmácias estão carentes de produtos que atraiam o consumidor para a loja. Comisso, os suplementos alimentares tornam-se uma categoria de produtos em potencial, que gera boas oportunidades de vendas.
A farmácia também representa um ótimo negócio para as empresas de suplementosnutricionais. Com um crescimento de 27% ao ano, as empresas conseguiriam ter um maiorpenetração, além de uma popularização dos produtos, levando os suplementos para as mais diversas camadas da sociedade.
Bella também focou sua palestra na gestão de prateleira dos suplementos, que alia apraticidade, segurança e uma melhor organização visual facilitando o interesse do consumidor,que pode ser realizada por marca, por tamanho ou por grupo.
Na foto, de baixo para cima, uma sugestão de gestão por categoria e tamanho, onde na primeira fileira de produtos são os mais pesados, normalmente os potes de hipercalóricos epotes grandes de proteínas, seguidos pelos potes médios da mesma categoria. Representando60% das vendas, os produtos a base de proteínas ficam presentes em três fileiras, nos lugares de melhor acesso ao consumidor. Nas outras fileiras ficam barras de cereais e/ou proteínas ebebidas prontas para o consumo, seguido dos packs, energéticos e carboidratos, e por últimovitaminas, aminoácidos e termogênicos.
A oferta de suplementos nutricionais em farmácias é um sucesso em outros países, tantona América Latina, quanto na Europa e no Oriente. O Grupo GNC, apenas no Chile, tem 220pontos de venda em farmácias, onde são colocados “corners” próprios, e representa umfaturamento de US$20 milhões ao ano para o segmento.
Já no dia 8, sexta-feira, foi a vez do Dr. Euclésio Bragança, presidente da Integralmédica, dar a sua palestra. Com o tema A importância dos suplementos nos dias de hoje, Bragança explicou que os suplementos nutricionais estão categorizados pela ANVISA como alimentos para fins especiais, pois o órgão regulador acredita que estes produtos sejam apenas destinados à grupos específicos (alimentos para gestantes, para idosos, para atletas, etc). Porém, o mais importante é de fato diferenciá-los dos medicamentos e de drogas esteróides anabolizantes, e reforça que Suplemento Nutricional é alimento.
No caso dos alimentos para atletas, eles tem a finalidade de reforçar a dieta de praticantes de atividade física, sobretudo, aqueles de alta intensidade, auxiliando na performance assim como na saúde destes indivíduos. Passando pela história dos suplementos, Bragança mostrou que desde a época greco-romana, uma alimentação diferenciada já poderia influir nacoragem, velocidade e força dos atletas, repassando essa imagem até os dias atuais.
Bragança ainda explicou a função e as indicações de uso dos principais suplementos nutricionais, tais como os energéticos (CHO e gorduras), as proteínas (Whey, Caseína), produtos mistos (carboidratos + proteína), creatina, cafeína, aminoácidos, arginina e glutamina.
Cada dia existem novas pesquisas para novas substâncias ou para novas funções de substâncias já conhecidas. O que podemos ter certeza é que é fundamental ingerir “o alimento certo na hora certa”, sendo um dos recursos ergogênicos de grande importância durante atividades físicas. Bragança reforçou ainda que o “Suplemento não substitui uma alimentação equilibrada. Ele ajuda de forma prática, fácil de transportar, isolando apenas o que se quer consumir e excluindo nutrientes que poderiam ser prejudiciais. Ou seja, o suplemento nutricional deve ser usado em conjunto com uma dieta variada, ajudando a alcançar o equilíbrio ideal.”
Representante da ABENUTRI, Dr. Bragança lembrou da importância da associação para a liberação de venda da creatina, suplemento nutricional mais consumido do mundo, e que não era legalizado no Brasil até 2010. A cafeína é outro suplemento que ainda sofre preconceito, mas que já está provado, por meio de estudos, que é recomendável para exerícios físicos de alta intensidade.
Finalizou salientando que os farmacêuticos devem ficar de olho no mercado de suplementos nutricionais, com um faturamento anual de mais de R$1,2 bilhões, reforçando a importância de buscarem por conhecimento sobre os benefícios e indicações destes produtos. Bragança também afirmou que a atividade física deve fazer parte do cotidiano de todos, buscando também uma alimentação saudável e suplementada.
Its wonderful as your other articles : D, appreciate it for posting . “Experience is that marvelous thing that enables you to recognize a mistake when you make it again.” by Franklin P. Jones.