Notícias

Resposta do Setor ao Programa Manhã Bendeirantes de 17.08.10

Datena faz infeliz afirmação ao comparar Suplementos Nutricionais com Esteróides Anabolizantes.

Na manha do dia 17/08/10, no programa MANHA BANDEIRANTES da Rádio Bandeirantes (90,9FM ou 840AM), após uma reportagem sobre apreensão de esteróides no interior do estado de SP, o apresentador Datena resolveu ERRONEAMENTE dar equivalência aos suplementos, disendo que mais de 80% dos suplementos nutricionais estão contaminados por ESTEROIDES ANABOLIZANTES; e que a CREATINA faz mal à saúde, pois “engrossa o sangue”!

A matéria, iniciada na TV, pode ser vista no LINK:  BRASIL URGENTE BAND 17H30 16.08.10

A ABENUTRI É CONTRA O COMÉRCIO ILEGAL DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES E PRODUTOS CONTRABANDEADOS, e esclarece que os suplementos nutricionais comercializados de forma regulada, produzidos ou importados por empresas idôneas, devidamente registrados na ANVISA, NÃO POSSUEM ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM SUAS FORMULAÇÕES, como comprovado pelo trabalho publicado pela UNICAMP em 2009:

UNICAMP comprova segurança de suplementos alimentares

Pesquisa mostra que produtos vendidos legalmente não contem anabolizantes na formulação.

São Paulo, 14 de maio de 2009 – Preocupada com a saúde de milhares de consumidores de suplementos alimentares, a Abenutri – Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais – participou da pesquisa realizada pelo Laboratório Thomson do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que analisou 31 amostras de suplementos de fabricantes do Brasil e Estados Unidos, com registro Ministério da Saúde e comercializados legalmente no país. O estudo, liderado pelo professor Marcos N. Eberlin, comprovou que 100% dos produtos analisados está livre da presença de esteróides anabólicos (anabolizantes) e outros tipos de doping nos produtos.

Foram analisados os produtos fabricados pelos brasileiros Rainha Lab Nutraceutico, Integralmedica e ADS Lab Nutricional. Entre os americanos estão a Optimun Nutrition, Universal Nutrition, Labrada, Cytosport, Next Protein, Nature´s Best, Arnold Nutrition e EAS. “Nenhuma das amostras observadas apresentou íons referentes à testosterona ou esteróides anabolizantes”, afirma Eberlin.

Os pesquisadores utilizaram metodologias clássicas universais para extrair e separar as substâncias das formulações. Em seguida, caracterizaram cada uma delas pelo método de Espectrometria de Massas, que identifica os diferentes átomos que compõem uma substância. “É como revelar o DNA do componente, chegando na estrutura da molécula. Com isso, obtivemos a certeza de que as formulações não continham anabolizantes“, explica o pesquisador.

A Abenutri comemorou o resultado, pois esse é um passo importante para o esclarecimento da opinião pública. “A pesquisa é de extrema importância, para reafirmar a segurança dos produtos legalizados. Ainda há muitos produtos sem procedência e registro no mercado negro da suplementação alimentar, frutos da falsificação e do contrabando. Nossa luta para que essa nuvem escura sobre o segmento desapareça só está começando”, comenta Euclésio Bragança, médico nutrólogo e presidente da ABENUTRI.

As amostras foram compradas em estabelecimentos comerciais autorizados na cidade de São Paulo, especializados no segmento de suplementação alimentar. “Com a pesquisa em mãos, o próximo passo é colaborar com as autoridades e encaminhar esse resultado à Anvisa para que o cerco à falsificação e ao contrabando seja apertado”, afirma Bragança.

No final do ano passado, a UNICAMP também divulgou uma pesquisa sobre os efeitos colaterais de anabolizantes, a qual constatou que o seu consumo associado ao treinamento físico intenso, resulta em deficiência do bombeamento cardíaco, aumento de colesterol LDL (colesterol ruim) e alterações de comportamento. O estudo contou com a colaboração de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, da Universidade Federal de São Carlos e da área de Histologia da FOP.

Produtos avaliados, fabricantes e apresentação:

No Nome Apresentação Fabricado por País
1 3W Whey Protein 2,25kg – morango Rainha Lab Nutraceutico Ltda Brasil
2 BCAA 1000 200 capls “ cápsulas Optimun Nutrition EUA
3 BCAA 2400 100 caps cápsulas Rainha Lab Nutraceutico Ltda Brasil
4 BCAA Top 120 caps cápsulas Integral médica Brasil
5 Natubolic super V.O.A 153 tabs Comprimidos Integral médica Brasil
6 Therma Pro 480 mL guar+alai líquido Integral médica Brasil
7 ZMA 120 cápsulas Rainha Lab Nutraceutico Ltda Brasil
8 ZMAg test 120 tabletes Comprimidos Integral médica Brasil
9 Maltodextrina (100% malt. 1 kg nat Ath) ADS Lab Nutricional Brasil
10 Whey tech (4 whey tech mora e ban 907g ADS) ADS Lab Nutricional Brasil
11 Ripped extreme 160 cps cápsulas ADS Lab Nutricional Brasil
12 Nitroxx 100 capsulas ADS labs cápsulas ADS Lab Nutricional Brasil
13 Ultra whey pro THF 908g mo Universal nutrition EUA
14 Ripped fast (R. fast 120 cps) universal cápsulas Universal nutrition EUA
15 GH mar 180 tabletes universal Comprimidos Universal nutrition EUA
16 Super charge – purch 700g Labrada EUA
17 Leanbody original 20 packs mo Labrada EUA
18 Muscle milk 1120g cytasport muscle Cytosport EUA
19 Designer protein whey 908g Next Protein Int EUA
20 BCAA perfect 200 capsulas natures cápsulas Nature’s Best EUA
21 NO-3 Beef Comprimidos Arnold Nutrition EUA
22 Lipo Cut X Cásulas com líquido Arnold Nutrition EUA
23 IGF Bioactive Comprimidos Rainha Lab Nutraceutico Ltda Brasil
24 Cromo Quelato GTF cápsulas Rainha Lab Nutraceutico Ltda Brasil
25 ZMA cápsulas Rainha Lab Nutraceutico Ltda Brasil
26 Fatloss Comprimidos Arnold Nutrition EUA
27 Beef OX Comprimidos Rainha Lab Nutraceutico Ltda Brasil
28 BCAA2500 cápsulas Arnold Nutrition EUA
29 Thermo Fire Comprimidos Arnold Nutrition EUA
30 Myoplex Deluxe EAS EUA
31 L-glutamine EAS EUA

Sobre a ABENUTRI

A ABENUTRI – Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais – congrega as maiores empresas brasileiras voltadas para o segmento da suplementação nutricional. Dentre os objetivos e conforme estatuto da associação, as prioridades são o combate ao uso de esteróides anabolizantes, apoio aos associados na regularização dos seus produtos junto às autoridades competentes e orientar a população no correto consumo de suplementação nutricional.

Professor Marcos N. Eberlin

Eberlin é doutor e bacharel em química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e técnico químico pelo Colégio Técnico Estadual Conselheiro Antonio Prado (COTICAP). Na Unicamp, trabalhou sob a supervisão da Dra. C. Kascheres. Realizou o pós-doutorado na Purdue University, USA sob a supervisão do Dr. R. Graham Cooks, um “ícone” da espectrometria de massas da atualidade. Tendo sua formação básica em química orgânica, ele tem usado a espectrometria de massas (MS) na solução de problemas de diversas áreas científicas, incluindo as ciências dos materiais, ciências biológicas, ambientais, de alimentos e farmacêuticas, além da química orgânica, inorgânica, analítica e físico-química. É autor de mais de 150 artigos publicados em periódicos de grande prestígio internacional, com mais de 1.400 citações (ISI 2003), tendo orientado diversos mestres, doutores e pós-doutores. Sob sua orientação, uma geração de espectrometristas de massas brasileiros está sendo formada. É membro fundador e participa do comitê executivo da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSS), tendo proferido diversas palestras em congressos nacionais e internacionais. Dentre as pesquisas realizadas pelo seu grupo destacam-se os estudos de reatividade de íons na fase gasosa, que levaram à descoberta de vários novos íons e novas reações com diferentes aplicações analíticas e sintéticas. Destaca-se a reação que hoje leva seu nome: a reação de Eberlin (The Eberlin Reaction: Ionic transacetalization in the gas phase in Chem. Rev., no prelo, e Named reactions in the gas phase in J. Mass Spectrom., no prelo). Seu laboratório goza do reconhecimento internacional pelo desenvolvimento da técnica de MS pentaquadrupolar (Triple-stage pentaquadrupole mass spectrometry and ion/molecule reactions in Mass. Spectrom. Rev., 1997) e pela sua contribuição à química ambiental, mais especificamente na análise de contaminantes orgânicos voláteis (VOCs) em água, solo e ar e de constituintes de fluidos biológicos.

0 thoughts on “Resposta do Setor ao Programa Manhã Bendeirantes de 17.08.10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *